O que tem aqui?

Doações para fundo da criança e do adolescente podem ser abatidas do Imposto de Renda 2017

Contribuinte que faz a declaração completa pode doar até 3% do IR devido.        

A Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda deve ser entregue até dia 28 de abril e, se você ainda não fez a sua, dá tempo de destinar parte do valor devido ao governo para o fundo municipal, estadual ou nacional da Criança e do Adolescente.

Você pode destinar até 3% do imposto devido no ato da declaração. É necessário  escolher o modelo completo de Imposto de Renda, e o cálculo é feito automaticamente pelo programa, no campo “Doações diretamente ao Estatuto da Criança e do Adolescente”. Uma vez calculado o montante da doação, basta imprimir a DARF e pagar até 28 de abril. O Ministério de Direitos Humanos disponibilizou um passo a passo aqui.

Vale lembrar, que esta destinação não significa benefício fiscal: não se paga menos imposto, apenas permite-se que parte do imposto devido, ao invés de ir para o bolo da arrecadação, seja encaminhada diretamente para projetos sociais.

Além de ter mais autonomia sobre a decisão do destino de parte de seu imposto, ao fazer a doação você contribui para o financiamento de projetos que implementam políticas de promoção, defesa e proteção dos direitos da criança e do adolescente e, assim, ajuda a transformar a realidade do país.

Veja também:
– Falar de igualdade de gênero é falar dos direitos da criança
– Jornada Pedagógica da Praia Grande e os direitos na Escola
– DF responde advogada sobre ações de proteção a criança no Carnaval

Categoria: Notícias