O que tem aqui?

Alana na 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente

O Instituto participa como delegado do evento, que acontece em Brasília.

A 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que ocorre entre os dias 24 e 27 de abril, em Brasília, reúne cerca de mil pessoas interessadas na defesa e promoção dos direitos das crianças e adolescentes. O Instituto Alana participa como delegado ao lado de outras instituições que integram o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente (Conanda), organizador do evento. Além dos delegados, os conselheiros do Conanda terão papel importante na coordenação e sistematização das propostas apresentadas no encontro. O projeto Prioridade Absoluta também participa pautando a prioridade absoluta das crianças nas proposições que forem discutidas.

O tema da Conferência será “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. Durante o encontro serão debatidas propostas trazidas de todos os Estados com o objetivo de avançar na criação e aprimoramento das diretrizes da política nacional de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Além disso, a Conferência procura sensibilizar e mobilizar a sociedade na defesa do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e fomentar a criação e fortalecimento dos espaços de participação de crianças e adolescentes nos conselhos de direitos, nos serviços, programas e projetos públicos e privados destinados as infância e adolescência. No site oficial da Conferência estão disponíveis mais informações.

A X Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente* fará parte da Conferência Integrada dos Conselhos Nacionais de Direitos Humanos. Para fortalecer a participação social de forma ampla e diversa, interligando segmentos e políticas, o evento incluirá também a 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT. E com o objetivo de respeitar as especificidades de cada temática e a evolução histórica de cada conferência, cada uma delas foi organizada a partir de um conjunto de eixos orientadores próprios.

A realização geral é da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

*Acesse o relatório da X Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente 

Categoria: NotíciasTags: