O que tem aqui?

Violência contra a criança na internet

Tecnologias da informação e comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano de crianças, podendo tanto favorecer seu desenvolvimento social e educativo, como implicar situações de risco, perigo e violência.

Novas mídias digitais como blogs, e-mails, programas de mensagens instantâneas, redes sociais, sms e demais tecnologias da informação e comunicação no ambiente virtual podem ser utilizadas para violar direitos de crianças, por meio de práticas como o cyberbullying ou a violação de sua dignidade sexual.

Nesses casos, é comum que o agente seja outra criança ou adolescente, ou, mais frequentemente, adultos que se aproveitam da hipervulnerabilidade infantil para cometer abusos ou, até mesmo, crimes.

Como fazer para combater a violência contra a criança na internet

Para compreensão das principais formas de violência contra a criança na internet seguem abaixo descrições das violações mais comuns:

 

Como as violações descritas variam sob diversos aspectos, cabe ao operador do direito identificar que medidas legais são pertinentes à resolução do problema concreto enfrentado: